14.4.07

BEM QUE TENTARAM



Sempre ouvi dizer que Coca-cola deveria conter cocaína em sua composição, voz do povo. Segundo o laudo do Instituto Nacional Criminalista do Brasil, de 2005, a empresa utiliza a folha da coca como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal a partir do qual é fabricado o refrigerante (ih, não é que é em parte verdade?). A agência perurana anti-drogas Devida relata que a Coca-Cola Company compra anualmente 115 toneladas de folha de coca do Peru e 105 toneladas da Bolívia. Oba!
A controvérsia está formada pois mesmo depois de fortes evidências a 'big coke' continua negando a utilização. A empresa rebate dizendo que seria impossível comprar e exportar tantas folhas de coca para a fabricação em 150 países. O custo econômico dessa operação não seria compatível com o baixo preço do produto nos mercados.(...sei não, parece que está fugindo do assunto a 'big coke') Essa réplica não considera quantos gramas ou microgramas a empresa usaria na composição de cada litro da estranha famosa bebida.
Por que não assume de uma vez a sua composição química, já que a folha da coca não é considerada nociva à saúde humana?
Dá-me a clareza de ser uma 'empresa às escorregas', escorregadia, e que ao mesmo tempo quer associar sua imagem ao que há de melhor e mais emocionante no mundo. Ela escorrega também nos danos que causa ao meio ambiente. Em Kerala, Índia, onde tem uma fábrica instalada contaminou a água local. Em outras regiões, como Rajasthan, também na Índia, prejudicou os agricultores que não conseguiram irrigar seus campos depois do funcionamento da fábrica por perto. Em tempo, para produzir 1 litro do viciante 'refri' precisa-se de 2,7 litros de água potável.
"Coca-cola é isso aí", "Emoção pra valer" , "Tudo de
vibe", e como Fernando Pessoa disse "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!".

Depois de 120 anos da criação do bizarro refrigerante, aproveitando a "onda" dos energéticos, a empresa Redux Beverage lançou esse tipo de bebida com o nome de Cocaine!! Direto não? No site diz que não contém substâncias extraídas da folha da coca, mas que os efeitos sentidos são semelhantes ao uso da cocaína. Você fica 'ligadaço' durante 5 a 6 horas. Diz também que foi aprovado pelo FDA, orgão governamental norte-americano que controla os alimentos e suplementos.
Xiii, hoje leio a notícia de que o FDA não liberou a bebida por considerá-la uma droga, retirando-a do mercado em Chicago.

Tudo é relativo, dependendo de como se usa, a quantidade que se usa, a qualidade, a consciência, porém eu bebo coca-cola quando estou passando mal e não há nenhum cházinho à mão.


Nenhum comentário: