20.4.07

AQUECIMENTO GLOBAL É TEMA DE DISCÓRDIA NA ONU


A foto da chinesa em Pequim, neste ano de 2007, foi tirada durante a tempestade de areia que está assolando a capital com mais freqüência nos últimos anos. A areia vem de áreas que foram desmatadas e tornaram-se desertos. O governo está com um programa de reflorestamento, mas levará alguns anos até o ecossistema melhorar. Não sei como se pode reflorestar um deserto? Talvez algum amigo chinês possa nos esclarecer ...
Para os chineses o meio ambiente não é questão de segurança, para ser tratada na ONU. Será que não? A segurança da população em Pequim está ameaçada com essas tempestades. As doenças podem vir, surgir e espalhar. Para os olhinhos esticados a segurança é outra coisa.
Texto abaixo foi extraído de um canal de notícias:

Grã-Bretanha e China se enfrentaram no primeiro debate já ocorrido no Conselho de Segurança da ONU a respeito de mudanças climáticas. Pequim argumenta que essa instância não tem competência para tratar do aquecimento global. Para autoridades britânicas, o aquecimento pode causar guerras futuramente. Rússia, China, Qatar, Indonésia e África do Sul, entre outros, alertaram que o Conselho, cujo mandato é apenas para questões de paz e segurança, não é o local para tomar medidas concretas. A ONU mantém cerca de 400 dias de reunião por ano a respeito de temas como biodiversidade, mudança climática, desertificação e assunto relativos a mais de 30 agências e programas envolvidos em projetos ambientais.

Nenhum comentário: