20.7.08

SARDIIINHAS A CENHÊ




Quando morei em Portugal, há 17 anos atrás, ainda era o tempo dos escudos que hoje muitos, muitos dos patrícios mais velhos sentem saudade. Da cidade do Porto tenho a lembrança viva em minha memória das velhas portuguesas vestidas de preto dos pés à cabeça, nos pés botinas tão velhas quanto elas, desgastadas pelo caminhar do mercado do Bolhão por toda a cidade. Carregavam cestos de palha cheio de sardinhas e gritavam ao parar em algum ponto quando seus pés não lhe permitiam mais prosseguir: "Sardiiiinhas a cenhêêêêêêêêê!!!" Eram cem escudos por 12 sardinhas. Hoje se for ao supermercado compra as 12 sardinhas por 1,80 euros. Convertendo a moeda: 100 escudos = 0,50 céntimos de euro. Está entendido as saudades dos escudos ?! Não há mais as senhorinhas pelas ruas ...As sardinhas continuam as mesmas mas o mundo gira e muda.

Hum que delícia, as melhores são as assadas na brasa, claro, portuguesas. Pude nessa viagem a Portugal saciar a vontade delas. Elas fazem parte da cultura desse povo, é tão presente que o símbolo de Lisboa para a temporada de festas do verão a cada ano é ela mesma, a saborosa sardinha. Ano após ano os artistas locais criam sua versão gráfica.

Procurando postais encontrei um super pop com várias latinhas de sardinhas em cores saturadas. Dias depois caminhando pela baixa de Lisboa, explorando as ruazinhas, quem encontro ? As mesmas latinhas do postal, a Tricana. O local chama-se Conserveira de Lisboa, desde 1930. Atrás do balcão fica uma senhora embalando as latas com os papéis super coloridos. Deu vontade de comprar uma de cada cor, que exagero, foi só por um instante. Descobri que tem também atum, carapau, bacalhau, corvina e ovas. Mais diferentes formas de conserva, azeite, óleo, com pimentas, com ervas, verdadeira loucura pra levar pra casa.
Fica o registro : Rua dos Bacalhoeiros , 34 - lisboa - portugal

Nenhum comentário: