17.7.08

JAPON NO LECIFE ?!


Estava eu no aeroporto internacional de Guararapes, Recife, prestes a embarcar com alguns minutos a meu favor. Resolvi tomar um cafezinho e comer uma tapioca, pois ficaria mais de 15 dias sem a iguaria nordestina. Para minha surpresa não estava mais em terras nordestinas e sim nipônicas! Ué !?

Sei que está havendo a comemoração pelo centenário da chegada dos japoneses em terras brasilis, mas por que tanta comemoração aqui em Recife ? O aeroporto parecia uma cidade oriental, pessoas vestidas de quimono, luminárias de bolas vermelhas, pauzinhos por todos os lados. Mas cadê a tapioca, gente ?

Ainda bem que consegui comê-la e não um sushi, que adoro, mas esse tem em todo o lugar do mundo, inclusive em Lisboa para onde estava voando.

Agora entendi: aqui em Pernambuco faz 50 anos que os japas chegaram ao interior, a maioria agricultores e dos bons. Alguns vieram depois pra capital, Recife. Entendi tudo, como aqui há uma tendência a exagerar os fatos, estão comemorando o centenário no Brasil, mesmo que tenham levado 50 anos pra chegar por terras nordestinas. Arigatô !




Nenhum comentário: