27.2.11

PEIXES-BOIS



Até eu vir morar no Nordeste, em Pernambuco, meu contato com o peixe-boi era restrito ao uso das sandálias havainas, da série animais em extinção. Quando soube do projeto em Itamaracá para a procriação do dócil peixe herbívoro fui conhecer e ver pela primeira vez o animal ao vivo. Sou contra zoológicos, por questões óbivias de vida em cativeiro super limitadoras, de espaço e diversidade. Porém, os projetos de preservação para tentar salvar uma espécie são louváveis.
O coração bateu mais forte ao ver um peixe-boi bebê pertinho de sua mãe. Quilos e quilos de alface são consumidos por eles. O lugar, em Itamaracá, é bem estruturado, tem sala de video, área verde, bem aprazível para as crianças.
No ano seguinte, em 2009, tive a oportunidade de conhecer uma praia no litoral norte de Alagoas, chamada Pataxo, belíssimo lugar. Bem próximo dali, há outro projeto para preservação do peixe-boi. Fomos lá visitar navegando pelo manguezal num bote movido aos fortes braços. Não é permitido usar motores. Naquele trecho do rio, permitem que os peixes-bois saiam dos cativeiros e comecem a viver novamente no seu habitat natural. Aliás, trazem também os criados em Pernambuco para viverem nesta região. Eles vivem em liberdade monitorados pelos pesquisadores. Neste passeio para conhecer o projeto aconteceu uma emoção mais forte. Um peixe-boi nos acompanhou e veio falar conosco no barco. Eu não me contive e alisei o animal. Só então nos disseram que não poderíamos pegar no peixe. Tudo bem, foi instintivo da minha parte.
Hoje, abro o jornal, leio a boa notícia que depois de 17 anos de trabalho para a preservação da espécie conseguiram aumentar em 65% o número dos animais. Foi um bom resultado pois como é um mamífero a procriação é lenta. Antigamente o encontravamos do estado do Espírito Santo ao Amapá. Hoje, somente há registro de Alagoas pra cima. Ainda se tem muito trabalho a continuar e apoiar.



imagem: arquivo pessoal

Um comentário:

Márcio Palmeira disse...

Olá Lú,

Gostei da repaginada no blog.
Ficou muito bom. Boa sorte aí.

Um abração.