26.2.11

BELO MONTE OU BELO DESMONTE


Há quatro anos atrás ouvi de uma conhecida, que trabalhava na WWF, na época, coordenando áreas da Amazônia, sobre o grande impacto socioambiental da futura Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A discordância dela com o posicionamento da Ong sobre Belo Monte levou ao seu desligamento do cargo assumido. Este fato ficou registrado no meu HD interno permanentemente. Depois quando lia algo referente ao caso na mídia, remetia-me à corajosa pessoa que foi fiel aos seus princípios, e porque não dizer ideais, socioambientais.
Ainda escrevo a palavra socioambiental somente para deixar claro ao leitor que meio ambiente não está separado das pessoas. As pessoas fazem parte do ambiente, da natureza, aliás, nós somos natureza!
4 anos depois, com quedas de presidentes do IBAMA, provavelmente por causa desta mesma Belo Monte, as lembranças voltam à mente. Hoje no site da BBC Brasil lemos: Justiça suspende canteiro de obras para Belo Monte. vide: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/02/110223_belomonte_liminar_jf.shtml
O argumento do Ministério Público é que as condicionantes prioritárias não foram cumpridas, referentes ao saneamento, saúde, educação e segurança pública. O procurador da República Ubiratan Cazeta disse: "Com a população de hoje, a infraestrutura já não aguenta a demanda por hospitais, educação etc. Se derem início às obras sem implementação dos serviços, condenarão a cidade ao caos e, em vez de preparatórias, as políticas terão de ser reparatórias."
Este é um vetor importante a ser pensado e planejado para não gerar um caos social. Outro ponto de igual importância é a questão indígena e ribeirinha, os atores de menor força no cenário, e os que mais sofrerão a injustiça ambiental.

Nenhum comentário: