24.1.08

" DEUS É MAIS ! "





A expressão é tipicamente baiana: "deus é mais!". Ouvi-la aqui em Salvador reforça mais o acento religioso que esse povo lindo tem. Em Salvador você respira a cultura afro como todos sabem, mas os artistas plásticos contemporâneos não querem se restringir a esses ´rótulos`. Eles sabem onde está a fonte para beber e renovar seu axé mas ao mesmo tempo querem ir a outras fontes, provar de outras águas, muito embora as galerias do mundo dito desenvolvido continue querendo ver o afro-brasil. É o hábito do velho mundo em segmentar, tudo bem, vamos em frente.
Saindo do hotel, o catharina paraguaçu (vale a pena dar uma visitada no site)
mais com cara de pousada colonial, virando à esquerda logo dá num dos melhores acarajés da cidade: O da Regina. Em tempo, estou no bairro Rio Vermelho, onde se concentra mais dois dos melhores acarajés da cidade, O da Cira e O da Dinha. Ai vai com calma, o dendê é forte pra dendê ... Além disso o bairro é o buchicho de Salvador com vários barzinhos, restaurantes, casas de show. Espetáculo.
Incrível mesmo foi descobrir que aqui, bem aqui no Rio Vermelho, durante um grande temporal no início do século XVI, o português Diogo Álvares Correia, conhecido como Caramuru(filho do trovão), naufragou, mas foi salvo pelas areias do Rio Vermelho. Entendi então o porquê o hotel Catharina Paraguaçu está neste bairro. Pra quem não se lembra, o português caiu nas graças dos índios Tupinambá pois acreditavam que o branquelo tinha poderes mágicos, graças ao seu mosquetão. O cacique lhe concedeu sua filha, que levou o nome de batismo de Catarina Paraguaçu, que quer dizer mar grande. Mais tarde foi para a Europa onde viveu muitos anos até falecer. Ela é considerada a mãe biológica da nação brasileira, pois foi o início de nossa miscigenação.
Este rico bairro em histórias continua ... Aqui fica a Casa de Iemanjá e a colônia de pescadores. Na foto consegue ver a Casa, a colônia e a Igreja de Santana. Os festejos pra Iemanjá acontecem na praia, com procissões de barcos para levar as oferendas.
Rio Vermelho deságua em Iemanjá e em Paraguaçú ...

2 comentários:

rosa disse...

e olha como a gente descobre que até no sul a santa é tupi-guarani.
Salve, bela.
finalmente linkei você.
um beijo

Fernanda Scarpa disse...

Mana!!Eu lhe disse q nessa temporada Baiana vc ouviria "Deus é mais!!!" rsrsrs...Salve Todos os Santos e esse povo lindo!Saravá!
Saudade!
Bj Gde!