27.9.08

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO




Demorei mas encontrei essas imagens que registrei em 2006, no morro do Catumbi - Rio de Janeiro. Todo o ano é assim, uma multidão infantil aglomera-se numa velocidade mais rápida que a da luz. Só chegar em qualquer comunidade do Rio, de Recife que vem até adulto pegar os doces dos êres. Ano passado fui com Nina e Marcelo na comunidade do Alto-Zé-do-Pinho, infelizmente não registrei, mas a algazarra é a mesma. Quase você não consegue sair do carro, gritaria, gente correndo vindo de todos os cantos, olhos arregalados-não-acredito (veja o moleque acima de boné azul), alegria, sorrisos, decepção dos retardatários.
A vóvozinha acima, também do Catumbi, ganhou merecidamente o seu pacotinho pois seu nome é Damiana! Caí pra trás ...
Ontem minha sobrinha postiça, Maria Clara, ao ver os doces que seriam empacotados e distribuídos para as crianças perguntou-me sem saber como formular a questão se macumba era coisa de gente má, com cara ruim, estranha. Antes de respondê-la ela me disse que não acreditava no que falavam, pois quem dá alguma coisa não pode ser má.
O preconceito na cabeça de muita gente existe por não conhecer, ou não querer conhecer, o diferente.
Os santos gêmeos nasceram na Ásia Menor, no século IV, médicos, converteram-se ao cristianismo, cuidavam dos doentes por caridade obtendo curas espantosas. Vem daí que são os protetores dos médicos. E das crianças ?
No candomblé, Iansã e Xangô tiveram dois filhos gêmeos, orixá Ibeji, também chamados de Erês, protetores do parto duplo, das crianças. Na umbanda o sincretismo fez unir esses orixás com o seu irmão cristão mais próximo, Cosme e Damião. Hoje, certamente, está acontecendo uma das giras mais bonitas da umbanda, destinada às entidades das crianças. Quando se quer agradar uma criança o que damos ? Doces.
Enquanto isso em Salvador, hoje, é dia de caruru. Caruru é o nome do prato feito com quiabo que vai no delicioso acarajé (ai que deu água na boca), que é a comida de Xangô, mas também é o nome do banquete que se oferece aos vários orixás, no dia 27 de setembro, com um prato específico pra cada orixá.
Esse ano minha oferenda destinou-se às crianças deficientes de um orfanato e às crianças internadas no hospital do Imip.
Viva o Brasil da liberdade religiosa, viva a umbanda, viva cosme e damião!




2 comentários:

Fernanda Scarpa disse...

Saravá!
Me lembro bem do dia q fomos no catumbi distribuir docinhos,não conseguimos nem saira "da carra", rsrsrs....
Viva os Erês, São Cosme Damião,viva a Umbanda e o sincretismo religioso!!!viva!!!!
Axé mana!!!

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!