2.5.08

PETROBRAS E RESPONSABILIDADE



Tenho estudado sobre Responsabilidade Socioambiental, assunto que gera polêmica muitas das vezes por ser tão novo. A mais recente foi a intervenção do Conar (conselho nacional de auto-regulamentação publicitária) na publicidade da Petrobrás. As campanhas eram "Petrobras - sonhar pode valer muito" e "Petrobras - estar no meio ambiente sem ser notada".

A ação movida por entidades governamentais e não-governamentais alegam que a empresa
afirma recorrentemente em suas campanhas e anúncios publicitários seu compromisso com a qualidade ambiental, com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. Entretanto, essa postura que é transmitida por meio da publicidade não condiz com os esforços para uma atuação social e ambientalmente correta. Isso porque, dizem as entidades, o óleo diesel produzido pela estatal é um dos piores do mundo e contribui para piorar a qualidade de vida dos brasileiros.

O mercado está absorvendo rapidamente o conceito de responsabilidade social, querem produtos que sejam feitos sem agredir ao meio ambiente ou proveniente de empresas tenham ações sociais. Ok. Como este é um tema extremamente novo e importante creio que algumas grandes empresas não consigam por em prática o que deveria ser feito. Uma empresa gigante como a Petrobras comete deslizes. Deve corrigi-los. O caminho é longo, os passos são curtos, não dá pra voltar atrás devemos prosseguir.

A sociedade deve mobilizar-se para exigir das empresas e governos melhores condições para o meio ambiente e para si mesma. Deixar de comprar um produto pode ser um dos caminhos.



Um comentário:

Fernanda Scarpa disse...

Também acho q reduzir ou mesmo excluir o consumo de determinados produtos é o começo para uma mobilização...Ter uma consciencia ecologica pessoal e social hj em dia é uma questão de sobrevivencia...

Saudade mana!
bj!