9.4.08

DENGUE PELO BRASIL



O mosquito da dengue está preocupando principalmente a população do estado do Rio de Janeiro. Os camelôs de plantão lançam novos produtos a cada momento. De acordo com a necessidade são criados os mais inusitados produtos, como a raquete para eletrocutar o famigerado mosquitinho. Aqui em Recife ainda não chegou a tal raquete, ou o Rio está consumindo tudo e/ou por aqui os dados não são tão alarmantes.
O mesmo não ocorre por todo o Nordeste. Passei por uma cidade pequena no interior do Rio Grande do Norte, chamada Parazinho, numa região semi-árida, pequeno sertão próximo do mar. Nela vimos um cartaz, pintado à mão, alarmando a população: "PROCURA-SE O INIMIGO PÚBLICO NÚMERO 1: MOSQUITO DA DENGUE! CUIDADO ELE MATA !" Com direito a um desenho singelo do bandidão.
Acabar com essa praga depende de esforços públicos como este, mas depende muito mais dos esforços pessoais. A menos de 20 Km dali, em São Bento do Norte, nosso destino para reencontrar uns amigos, casualmente em sua casa vimos um grande foco de mosquitos. A imagem era muito parecida com a que vemos na tv, se eram larvas da dengue não sabemos. Acionamos rapidamente a meninada para retirar a água empoçada da chuva. O caso é sério. O descuido é grande.
O nordeste está atento também, semana passada morreu uma pessoa de dengue hemorrágica em João Pessoa.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS :

  • Dor de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Febre alta muitas vezes (passando de 40 graus);
  • Dor nos músculos e nas juntas;
  • Manchas avermelhadas por todo o corpo;
  • Falta de apetite;
  • Fraqueza;
Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz, então corre para o hospital pois é a hemorrágica. Exija que seja feito o exame para constatar a dengue e começar imediatamente o tratamento, pois senão a morte pode chegar.




Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Aluguel de Computadores, I hope you enjoy. The address is http://aluguel-de-computadores.blogspot.com. A hug.