25.12.07

2008: MARTE, OGUM, NANÃ E RATO !



O ano novo astrológico (ocidental) começa em março - sob o signo de áries, quando acontece o equinócio que é o momento em que a luz do sol se divide por igual nos dois hemisférios da Terra. Ou seja, os céus estão nos transmitindo sua plena energia de maneira igual a todos! Agora em 2008 será em 20/março às 5:48 h. Marte regerá o próximo ano, favorecendo as lutas e conquistas por nossos objetivos. Planeta forte devemos ter cuidado com as violências. Canalizar nosso poder sexual para a forma mais sutil da sensualidade.

Já nossos queridos irmãos chineses são regidos pelos ciclos lunares e comemoram o ano novo em fevereiro quando se dá a segunda lua nova. O dia é variável e em 2008 cai em 07/fevereiro. O ano do rato é auspicioso para realização de bons negócios, ganhar dinheiro, ano próspero. Ano para iniciar os projetos e colocar os grandes empreendimentos em ação. Gosto da imagem do rato roendo as cordas do que não está bom em nossa vida. Sem dúvida será um ótimo ano para aqueles que nasceram nos anos do rato. Posso dizer que o ano passado foi especial para mim que sou javali, vulgo porco.

Os muçulmanos comemoram a passagem do ano em julho que foi quando Maomé saiu de Meca partindo para Medina. Os judeus festejam em setembro ou em outubro de acordo com a lua, festejando o final da colheita.

Sendo assim, por que a maioria das pessoas do mundo celebra a passagem de ano na virada de 31 de dezembro para 01 de janeiro ???
Vamos lá:
Abri ontem a bíblia aleatoriamente, como faço às vezes nas noites do dia 24/dezembro, para ver qual a mensagem que sai. Está lá no evangelho segundo Lucas, capítulo 2 - versículo 21-35, narra a circuncisão de Jesus após 8 dias do seu nascimento. Claro que este é um ritual judaico praticado até hoje e todos sabemos que ele era judeu.

Curioso pois Jesus, um grande avatar, não disse pra comemorar essa data, o reveillon. Os papas, seus seguidores mais dominantes, foram os propagadores dessa prática. Alguns historiadores dizem que essas datas foram criadas por eles, pois não seguem nenhuma regência da natureza. Porém por causa deles temos uma grande concentração de energia humana nessa data, gerando uma egrégora astral. Por isso é importante criarmos nossos rituais pessoais nessa noite.

Volto os olhos para a natureza, sentindo, percebendo, respeitando seus fenômenos e forças. Segundo estudiosos o próximo ano será regido pelos orixás: Ogum e Nanã. Pelos mitos são dois orixás incompatíveis portanto ano tende a ser de muitas contradições. Sim, mole e facilzinho só o pudim de leite.

ESPETACULAR 2008 A TODOS !!!!!!!! AMÉM ! AXÉ !

PASSO A MENSAGEM DE UM GUIA ESPIRITUAL:

"FAÇA ALGO, FAÇA QUALQUER COISA, MAS FAÇA!

FAÇA, ACIMA DE TUDO, POR VOCÊ!

NÃO SE ACOMODE EM NADA.

TUDO PODE SER FEITO DE MODO DIFERENTE!

TUDO PODE SER RENOVADO!

BUSQUE NO PASSADO A SABEDORIA PARA AGIR NO PRESENTE!"







21.12.07

HO HO HO , BOAS


Aproveitando a surrealidade da foto acima, transcrevo histórias surreais de papai noel colhidas por Ruy Castro:

"Prontuário do Papai Noel


RIO DE JANEIRO - Um helicóptero com um Papai Noel que levava presentes para as crianças do Complexo da Maré foi atingido por dois tiros de fuzil na tarde de domingo. Ninguém se machucou, e o bravo Papai Noel voltou de carro para distribuir os presentes. Claro que, sendo no Rio, a história foi para o noticiário com o tratamento de "nem o Papai Noel escapa da violência". Mas, nesse caso, o problema é da época, não do Rio. Dezembro é um mês com alta incidência de Papais Noéis, mais que, digamos, fevereiro ou agosto. No Natal de 2002, por exemplo, um Papai Noel levou um tiro no peito na frente das crianças ao ser atacado por três homens armados quando distribuía doces numa favela de Colombo, na Grande Curitiba. Não que os bandidos estivessem a fim dos doces -só não queriam estranhos por ali. A notícia ficou por lá mesmo e não se sabe nem se o homem morreu. No mês passado, três bandidos, entre os quais um Papai Noel a bordo de uma pistola semi-automática 765, entraram numa casa do Jardim Claret, em Rio Claro, SP, e agrediram a coronhadas uma senhora de 71 anos para roubar R$ 5.000. Tinham 20, 18 e 17 anos, e até há pouco ainda estavam pondo o sapatinho para Papai Noel. E, neste fim de semana, outra história do gênero teve, pelo menos, um final feliz. Em 2001, Renata, jovem publicitária paulistana, foi atacada numa rua do Brooklin por um Papai Noel que lhe deu três tiros na boca com balas dundum -aquelas que explodem depois de disparadas. Não morreu, mas teve a arcada dentária destroçada. Agora, seis anos depois, completou-se o doloroso tratamento que recebeu de graça de um dentista amigo. Renata já pode sorrir. Mas como se sente diante de um Papai Noel? Mais triste que um Papai Noel vítima, só um Papai Noel como sinistro agressor."

18.12.07

ESTÃO MATANDO OS SERTANEJOS ...


... MEXICANOS !

Foi uma média de um músico por mês neste ano de 2007. Será que cantam tão mal assim? Ou o ritmo é tão insuportável pra uns a tal ponto de matar ? Porém é adorado por outros.

Ao ler mais sobre o assunto percebi a diferença entre os sertanejos mexicanos e os brasileiros. Aqui, em Pindorama, as músicas só falam de amor, vida, traição, tapas e beijos, lá nos Cucarachos falam também sobre os traficantes, aí o bicho está a pegar. Não sei exatamente o que eles narram, mas está enfurecendo os rapazes da ilegalidade. Os crimes tem acontecido com um tom cruel ímpar.

Choquei com a história da cantora, Zayda Peña, do grupo Zayda y los culpables (?! que nome é esse?) que foi para o hospital baleada e os assassinos querendo acabar com sua vida de qualquer maneira seguiram-na e atiraram nela na cama.

As novelas mexicanas terão muito enredo depois desse ano de 2007.




15.12.07

DEU COM OS BURROS NAS ÁGUAS DE BALI



Adorei a imagem acima.
O resultado inexpressivo da reunião em Bali, sem metas, sem objetivos claros, foi para abrir caminho para uma nova reunião onde norte-americanos e chineses concordaram em participar. Ora vejam, isso não garante nada. Os chineses estão há meses tentando 'botar pra escanteio' o tema do aquecimento global na ONU. Os norte-americanos começaram a perceber que o tema é sério, porém vivem dizendo que não podem sacrificar sua economia reduzindo o crescimento.

A equação do aquecimento global será solucionada reduzindo consumo, produção e desmatamento. O que aconteceria se o mundo parasse de comprar os produtos chineses (que já são feitos com mão-de-obra quase escrava) ? Seria possível substituí-los ? A decisão deveria ser feita por nós cidadãos, pois os governos estão muito comprometidos com suas balanças comerciais. Entretanto, se você vai a uma loja de produtos para computador, todos os itens são chineses :§ !

Fico imaginado se Ban Ki-moon tem como livro de cabeceira a 'Arte da guerra' de Sun Tzu, ou numa versão 'pocket book'.



CPMF - GRANDE ICÓGNITA


A idéia da Cpmf foi ou ainda será muito boa como uma maneira de distribuição de renda dos mais abastados para os menos afortunados. Porém, várias boas idéias são literalmente engolidas por um bichão que ninguém ousou até hoje enfrentar: 'O corruptão'. Esse bicho tem uma enorme capacidade de metamorfosear-se: ora governo ora oposição, é enorme mas ninguém vê, transforma-se em vários buraquinhos, é onipresente em diversos setores públicos, êta bicho danado!

No mínimo temos um grave problema de administração pública da saúde ou de roubo escancarado que ninguém teve a honradez de solucionar. Penso num cálculo aproximado: se estavam disponíveis, anualmente, 15 bilhões de reais para 27 estados brasileiros, dá uma ordem de grandeza o valor de 46 milhões de reais por mês para cada estado. Por favor, onde está esse dinheiro ?? Sou carioca, atualmente vivendo em Recife, onde vejo a situação vergonhosa da saúde pública se repetindo e a qual sabemos que se repete por todo o país. Que isso !!!







3.12.07

CINEMA MUDO


Sempre tive curiosidade de ver um filme do cinema mudo, com direito ao pianista, evidentemente. Realizei a façanha em Recife, entre os dia 18 a 22 de novembro, promoveram na cidade a mostra do Ciclo de Cinema - um dos movimentos mais substanciais do Cinema Brasileiro dos anos 20.
Devemos louvor à Cinemateca Brasileira que restaurou nosso patrimônio cinematográfico, e continua acompanhando a evolução tecnológica - agora lançando os títulos em DVD.
A mostra foi mal divulgada, infelizmente, gerando um ruído de comunicação entre a população. Na estréia, cujo o filme foi "A filha do advogado", de 1926, poucas pessoas compareceram pois saiu uma nota dizendo que seria somente para convidados. Resultado: sobraram convites. Não sabemos de quem veio o furo. Felizmente estávamos lá para nos envolver com as cenas do mundo da década de 20.
Recife anos 20: poucos carros na rua, bondes, homens de chapéu e bigode, mulheres com vestidos retos e chapéus pequenos, estilo 'Art-Nouveau' nos quadros de leitura do filme. Ver a cidade há 80 anos atrás é literalmente uma viagem visual. O bairro de Boa Viagem era um matagal por onde passava um bonde, provavelmente uma única vez ao dia, beirando o mar. O contexto da cena está num passeio que o mocinho do filme faz.
O filme foi acompanhado por um pianista que decepcionou no decorrer da projeção. Ele não tocava a devida emoção das cenas. Ele acompanhava sua partitura e não improvisava. Mesmo assim valeu a experiência do Cinema Mudo que com suas falas escritas pudemos 'ouvir' pérolas como: " ...me favoreça com sua ausência." O roteiro da "Filha" é muito bom, vê-se cenas de efeitos especiais, e cenas fortes para a sociedade da época, como: a filha bastarda do advogado que mata o meio-irmão quando este tentou assediá-la. Tudo pela honra da mulher.
Outro filme que assisti foi "Veneza Americana", de 1925, este é um documentário sobre o crescimento econômico da cidade passando pelo porto e as construções dos armazéns. Interessante foi a música feita misturando eletrônico com violoncelo e percussão.



9.11.07

NORTESULLESTEOESTE



Leio no Diário de Pernambuco que se inaugura uma exposição na Cultura Inglesa, de Madalena, de 5 a 10 de novembro:
"
A NorthSouthEastWest consiste em 24 painéis com imagens captadas por 10 renomados fotógrafos que percorreram o mundo para ilustrar não apenas os impactos da mudança climática, mas também as soluções que estão sendo implementadas para reduzir as emissões de carbono em comunidades do norte, sul, leste e oeste. As fotografias mostram exemplos reais do clima em mutação e como seus efeitos podem ser claramente vistos em muitos países: inclinações na espessura da capa de gelo do ártico, recuos observados nas geleiras, qualidade pobre do ar nas cidades, falta de água e impactos na biodiversidade, etc. Ao mesmo tempo, trazem exemplos inovadores de como as pessoas têm adaptado seus estilos de vida: tecnologias de células combustíveis, sistemas efetivos de transporte público, seqüestro e armazenamento de carbono, compensações às emissões de carbono e comércio de emissões."

Como o tema me interessa, e muito, fomos conferir lá na Madalena o que o inglês tem a dizer. A exposição, que está correndo o mundo desde 2005 e aportou no Brasil este ano, ficou a desejar. A expressão: 'pra inglês ver' faz todo o sentido e não foi criado à toa. Parece que é uma tentativa de mostrar como os ingleses estão preocupados com o futuro do planeta.

Não podemos esquecer que foram esses mesmos senhores, a mesma corte real que deu o início à industrialização, ao imperialismo, ao liberalismo, à formação da maior nação consumista e poluidora do planeta - os eua. O que esses países industrializados precisam é diminuir radicalmente os níveis de consumo, mudar os paradigmas de modo de vida. O impossível ideal: reduzir crescimento. Essas exposições tornam-se insídias e insossas. Vimos que quem pagará a conta no final seremos nós países em desenvolvimento e os pobres da África.

A primeira foto é do Monte de Kilimanjaro, o ponto mais alto da África. É a primeira vez em 11 mil anos que ele fica praticamente sem neve. Isto me impressionou.

Saímos e fomos comer o mais delicioso acarajé de Recife. Crocante e com bastante camarão.


MODAS, PRA QUE TE QUERO ?


Por sorte do destino nasci filha de uma costureira-modelista que imigrara no Brasil para tentar outra sorte: melhorar de vida. Minha mãe teve bons ventos que levaram-na a trabalhar com uma grande modelista da cidade do Rio de Janeiro. Faziam roupas 'haute-couture' para as famílias da 'high-society': Marinho (lê-se Globo), Mayrink, e tantas outras que a sua memória dá-se ao luxo de guardar em algum lugar. Trabalhou com a distinta 'senhoura' por 5 anos, depois casou-se (com meu futuro pai) e largou o emprego em acordo com o marido que queria exclusividade para seus blusões de seda.
Cresci levando alfinetadas ao experimentar as novas criações de Albertina - "fica parada menina!" - frase constante nos ensaios de prova. Talvez fosse mais fácil se ela soubesse brincar de: Estátua! Era uma tarefa quase impossível pra pequena filha.
O que eu gostava mesmo era de ir às lojas de tecidos - praticamente em extinção atualmente - a última que fechou foi a Nuance em Copa - Valha-me Deus! Na época andávamos toda a Tijuca à pé, do Largo da Segunda-Feira à Praça Sãens Peña, em busca do tecido perfeito para o dito modelito. Corria exaustivamente por entre os múltiplos tecidos coloridos e no final ainda havia centenas de texturas para escolher. Diversão total.
Foi assim que adquiri gosto pela moda, por criar minha moda, minhas roupas. Hoje em dia há pessoas que perguntam se sou estilista, às vezes digo que sim, auto-estilista. Foram incontáveis amigas que se admiraram em saber que minhas roupas eram feitas por minha querida mãe e idealizadas por mim.

Por ter essa relação tão íntima e antiga com a sra. Moda posso aqui dizer-lhe que praticar racismo é coisa feia e dá cadeia no Brasil. Ora vejam: os recentes desfiles de moda pelo mundo a fora privilegiam as modelos brancas!!

Quero lhe fazer mais uma observação, sra. Moda: utilizar animais em seus produtos é repugnante!!! Assistam ao vídeo no youtube ...


1.11.07

ARCA DE CAOÉ


Segurem suas crianças! Não dê mole!
Fiquem atentos pois a organização francesa "Arche de Zoé" está pelo mundo 'procurando' crianças sem famílias, orfãs, para levá-las à Europa para adoção. Seria um ato nobre se fosse verdade. As autoridades do Chade, na África, estão investigando o caso depois do relatório da ONU e da Cruz Vermelha apontar que as tais crianças não eram orfãs.
Simplesmente entrevistaram os pequenos que disseram viver com um parente ou adulto responsável.
O mau hábito, de alguns irmãos brancos se acharem superiores aos irmãos negros e por isso fazerem o que querem, persiste. Além disso, nesse caso talvez esteja em jogo valores monetários, dindin tilintando, então estes sucumbem à ganância.

14.10.07

BOMBA GAY !



gay army -
assista ao vídeo


Hoje foi dia de 'Gay Parade' in Rio. Compareceram 500 mil pessoas aproximadamente, reivindicaram a promulgação da lei criminalizando a violência contra os homossexuais. São 250 gays mortos por ano, dentro de uma estatística que as pessoas se assumiram. Sem falar 'dos nove fora'.
O quase ex-senador Renan Calheiros em mais uma de suas infelicidades disse:
"
Para tirar o coco, não basta balançar o pé que ele não cai. Quem quiser, vai ter que subir no pé e retirar o coco com as próprias mãos." Os queridos coloridos não deixaram por menos e botaram o coqueiro na parada pra quem quisesse mostrar seus dotes nativos. Gritavam: Cai-cai Renan, cai-cai ...
Como as sintonias estão sintonizadas, recebi hoje um email com a notícia de que o Laboratório Wrigth da Força Aérea Norte-Americana está desenvolvendo pesquisa para lançarem a bomba química gay; por conta disso ganharam uma láurea no IG Nobel. Um gás que deixará os soldados inimigos atraídos homossexualmente entre si. Porém o feitiço pode virar contra o feiticeiro ...

9.10.07

BOTA NA CONTA DO PAPA!!!




'Overdose'! É como o debate nacional sobre o filme Tropa de Elite irá terminar. Tenho a sensação de que todos estão vendo o filme e falando, falando, falando até exaurir os temas abordados. Cartáse coletiva brasileira, nas beiras da overdose. Porém se chegarmos a esse clímax estamos sujeitos a ficar exaustos e não querer mais ouvir sobre o assunto. Morte.
A Revista Carta Capital desta semana reservou sua capa para o polêmico filme. Nela li que em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, houve uma festa de fantasia que o "hit" eram as fardas pretas do BOPE. Por demais! Ao mesmo tempo é incrível termômetro da absorção da população. Termômetro foi a metáfora utilizada pelo diretor José Padilha pra falar da situação dos policiais. Ele disse: "se você está com febre, não adianta quebrar o termômetro pra acabar com ela."
Penso ser positivo a reflexão sobre os temas: coorporação da polícia, drogas, heróis, vilões, fascista (quem cara-pálida?), realista-quase-documentário. É a nossa realidade pipocando na tela cinematográfica. Filme corajoso, mais ainda deve ser o livro: Elite da Tropa. Fiquei com vontade de lê-lo depois de ver o filme.
Engraçado foi a análise escrita por Ricardo Cota, no www.criticos.com.br, intitulada: de Wagner Moura a Wagner Montes. Wagner Montes é a favor de "botar na conta do papa". Não entendeu ?:? Vá ver o filme ...


6.10.07

COPA GAY ?!





Depois do governo israelense assumir o seu lado cor de rosa, não me admira mais as revelações rosáceas pelo mundo afora. Porém, a notícia da primeira Copa Gay Americana foi um 'frisson' no mundo 'fashion'. Estão desenhando uniformes mais condizentes com o seu estilo. Alguns estilistas já declararam que os uniformes da década de 70 eram mais sensuais, por serem mais justos mostravam melhor as formas atléticas. O que me chamou a atenção na notícia foi a harmoniosa integração entre os homossexuais e os heterossexuais. Esses deram um show de bola contra o preconceito e a discriminação. Basta saber se eles também usarão os novos modelitos.
Todos sabemos que o Brasil continua sendo um dos países latino-americanos mais preconceituoso com os queridos gays. Este ano o Brasil não mandou nenhuma seleção. Por ironia do destino o único gol que celebrou a final do campeonato foi feito por um brasileiro pelo time argentino e ele é gaúcho-tche! A fama dos gaúchos se propaga para além das fronteiras pampas.
Os jogadores se confraternizavam no final, com abraços e beijos. Aqui a testosterona não é direcionada para a porrada.
Podemos dizer que em parte essa Copa também é nossa!

5.10.07

"OS SERÕES"


" Antonio Conselheiro foi um gnóstico bronco.
Veremos mais longe a exação do símile.
Paranóico indiferente, este dizer, talvez, mesmo não lhe possa ser ajustado, inteiro. A regressão ideativa que patenteou, caracterizando-lhe o temperamento vesânico, é certo, um caso notável de degenerescência intelectual, mas não o isolou - incompreendido, desequelibrado, retrógrado, rebelde - no meio em que agiu.
Ao contrário, este fortaleceu-o. Era o profeta, o emissário das alturas, transfigurado por ilapso estupendo, mas adstrito a todas as contingências humanas, passível do sofrimento e da morte, e tendo uma função exclusiva: apontar aos pecadores o caminho da salvação. ..." Os Sertões - Euclides da Cunha

Aqui estou na 8º latitude sul situando-me: geograficamente, culturalmente, socialmente, sociologicamente na cidade do Recife. No jornal leio que a peça 'Os Sertões' adaptada por José Celso na cia de teatro Oficina vem ao Recife mas não encontra espaço apropriado. Solução: construíram um enorme galpão na área desativada de armazéns portuários, no Recife antigo. A trupe chamou o galpão - de dois andares, com vigas de ferro, cenário mutante nos 4 cantos - de grande navio.
Desde a montagem do mega-espaço a peça foi um burburinho pela cidade. Afinal de contas, a fama do Zé Celso roda o universo com seu teatro escatológico, polêmico, antropofágico. Não podia deixar de assistir a encenação dos Sertões, talvez, um dos 'top-livros' mais densos de nossa literatura. Me corrijam e me acrescentem.
Nos confins do meu HD está um arquivo incompleto. Tentei lê-lo no 3º ano do 2º grau no colégio. Claro, que não consegui, havia tantas outras matérias para estudar pro vestibular. Restringi-me em saber da história como um todo.
Toda a regra tem uma exceção; as pessoas dizem: leia o livro antes de ver o filme ou peça adaptados. Neste caso, vejam a peça para depois ler o livro. Zé Celso fez uma super montagem em 5 atos. Como assim? Também me perguntei. Ele dividiu o livro em 5 partes: a terra, o homem - nascimento, o homem - transmutação, luta 1 e luta 2. Uma maratona teatral, nunca vi nada igual. Navegamos pela 'Terra', que é bem musical, muito bonito, descreve o Brasil todo. A cena de Iemanjá foi marcante nesse dia. Os atores são polivalentes. O cenário muda o tempo todo. Projeções, iluminação, figurino, tudo chama atenção. Passaram 4 horas e nem reparamos.
Ficou uma vontade de navegar novamente. Acabei vendo o Homem - transmutação. Foram 6 horas de pura antropofagia. Ele narra o livro ao mesmo tempo que vem na atualidade buscar os paralelos. A transmutação é dionisíaca, baco, eva, liliti ... só indo pra ver. Além dos atores, o público entra em cena ficando nu. Aqui tivemos mais homens do que mulheres nuas. Não sei o porquê. Como será no Rio?
Disseram que a Luta 1 foi lindo, muitos efeitos visuais. Perdi esse dia. Fui no último que foram também 6 horas. Na real poderia ter sido 4 horas e já estava muito bem finalizado. Deu até pra tirar uma pestana ...
Valeu
pela exclusividade da dramaturgia, pela crítica social, pelo despertar de ler o livro agora. Talvez possa dizer como os pernambucanos: essa é a peça de teatro de maior tempo no mundo!
Não percam! Escolham bem seus lugares ...
Merda!

No RJ : 04 a 07 de outubro e 10 a 14 de outubro - no CCACCF - Av. Barão de Tefé, 75, Saúde

5.9.07

POR QUE ISSO ACONTECE?!



Mãe da Gazi, ex-BBB, receber o bolsa família e o auxílio a gás sem precisar!
Marceneiro acusa patrão de roubar Mega-Sena em Santa Catarina!
Ficar praticamente quase 3 meses sem postar!

Para a última sentença tenho vários motivos pessoais muito importantes que mantiveram-me distante daqui. O de maior significado foi minha união com uma pessoa maravilhosa. Na sequência a mudança de cidade, da cidade maravilhosa para a cidade onde começa o Oceano Atlântico. No decorrer dos 'posts' falarei mais sobre essas mudanças de paradigma e de coordenadas geográficas.

Ontem quando fiquei sabendo da notícia de D. Cleusa Massafera, mãe da Grazzi,pensei preciso postar isso no blog, ah(!) o pseudo-abandonado blog. O que faz essa senhora cometer um ato tão anti-cívil como o de receber o Bolsa Família sem precisar. Como explicar ainda o recebimento do Auxílio a gás? Talvez o mundo cor-de-rosa da pantera explique. Só rindo pra aliviar a situação. Veja a charge.

Finalmente: o sonho de todo cidadão neste planeta é acertar numa loteria federal. Para tal você precisa pelo menos jogar, 'fazer-a-fézinha', senão o sonho nunca tornar-se-á realidade. Já houve caso do apostador-ganhador da bolada perder o comprovante. Este está tentando na Justiça provar através de câmeras do shopping e da casa lotérica que foi ele que fizera o jogo no horário do bilhete premiado. Ele é o que se pode chamar do maior sortudo-azarento do mundo!
Agora outro ganhador entrará com mais um processo na Justiça. Mas não foi por perda do bilhete e sim por roubo. A notícia de hoje, 05/09, me chamou atenção no jornal. Um marceneiro, de Joaçaba, interior de Santa Catarina, acusou o patrão de ter roubado seu bilhete premiado do último concurso da Mega-Sena. Algo em torno de R$ 28 milhões. A história do pobre-rico homem diz o seguinte: ele fez um acordo informal, vulgo de boca, com o patrão que dividiriam o prêmio caso os números do marceneiro fossem sorteados. Além de dar os números ele também deu os R$ 1,50 da aposta. Ops!! Daí nota-se o começo da injustiça. O patrão não entra com nada, somente foi o condutor até a casa lotérica e o detentor do bilhete. O patrão avisa ao pai do rapaz que os números foram sorteados e some do mapa após ir à agência bancária da Caixa Econômica Federal para receber o prêmio. A CEF informa que o portador do bilhete é considerado proprietário do prêmio. Quando mais de uma pessoa se apresenta, o banco considera que foi uma aposta solidária, com relação de confiança entre as pessoas.
Mais um caso pra Justiça. Ou para a Pantera-cor-de-rosa.

30.5.07

QUEM DIRIA...


Não tive como ficar perplexa ao ver que o governo de Israel anuncia um programa de turismo voltado ao público gay! Isso mesmo, eles viram que é um mercado em expansão, cujo os consumidores são ávidos a gastar, e bem. Não economizam nas viagens.
Sinal dos tempos, o sr. Mercado poderá acabar com um dos preconceitos mais arraigados, o da homosexualidade. Em Jerusalém, ano passado quase não teve a parada gay, por intervenção dos judeus ortodoxos. Quero ver agora com essa publicidade... O que eles irão fazer?

BRANCO A COR DA VEZ




Uma ong fez uns dias atrás uma manifestação pelas vítimas de violência em 2007, na esplanada do congresso em Brasília. Cor branca.
Ao mesmo tempo passou pelo Brasil uma forte onda de ventos gelados vindo do hemisfério sul, deixando a paisagem branca em São Joaquim e um frio enorme no RJ.
Na mesma semana tivemos notícia de um minsitro japonês que se suicidara, pois descobriram falcatruas em seu ministério. O branco é usado em funerais nipônicos. Assim como a dança butô que se utiliza do branco, dos passos singelos
e música minimalista. Uma vez eu vi um show desses e fiquei impressionada com a sutileza da arte. Lá no Japão, além da sutileza as pessoas tem ética e dignidade.
Talvez se os políticos daqui fossem iguais do Japão, não teríamos tantas bandeiras brancas pra lembrar de nosso povo morto injustamente por balas perdidas e ações inconsequentes da polícia.

26.5.07

IMAGENS PELO MUNDO



Acabei de aprender mais uma palavra, no extenso universo da língua portuguesa: hidrófilo. Por incrível que pareça foi no programa Soletrando, do marido-da-Angélica, não me peçam pra escrever o nome dele, só sei falar e é algo como Hulk. Gostei do programa onde jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais, de todo Brasil, deveriam soletrar corretamente palavras escolhidas por um professor de português. Os finalistas foram 1 de Góias e 1 do Rio de Janeiro, de Rio das Ostras. Nosso fluminense errou ao soletrar: logaritmo. Disse que era: logarítmo. Sim, por um acento agudo ele deixou de ter uma poupança de R$100.000,00. A 'bufunfa' foi pro interior de Goiás, para um garoto de nome Aurélio! Com esse nome ficaria muito chato perder o jogo. Sei não, as palavras para o jovem Alef eram bem mais difícies.

Sou hidrófilo e por isso postei as imagens acima relacionadas com a água. A primeira é um jato d´água em Cingapura! Minha nossa, vejam o que pode resultar da diferença de pressão entre a superfície do mar com a atmosfera.
A região da Rioja na Espanha é conhecida por seus bons vinhos. Agora será lembrada também como o único lugar do mundo onde viveram dinossauros carnívoros e nadadores; vide a segunda foto. São marcas das unhas dele, encontradas num antigo leito aquático. O fato é inédito pois não se tinha comprovado a sua existência até hoje. Lembrem-se que o gigante habitou o planeta há 125 milhões de anos atrás. Mais uma curiosidade, o rastro acima tem 15 metros de comprimento, pensem no tamanho do bichinho... Quem sabe se no sabor dos vinhos Rioja há um pouco desses fósseis?

(fotos agência EFE)

18.5.07

HURRICANE É COSA NOSTRA





Dizem que a máfia mudou de endereço e foi para Moscou. Faz sentido, a Sicília ficou pequena demais no mundo globalizado. Ao menos na Rússia de Putin tem mais espaço para se esconderem. Berlusconi e Putin são velhos amigos, que agora ganharam apoio do Van Dame, talvez para fazer a segurança ...(rs)
O "setentão" Berlusconi declarou que as 5 mocinhas (nas fotos que postei aparecem somente 3) são correligionárias políticas e não o que vocês e o resto do mundo pensaram. Ele processará a revista Oggi por invasão de privacidade. Sua mulher Verônica (a oficial) disse a amigos: "agora vocês percebem porque ele é inconfiável"(sic!). (detalhe da mão de Berlusconi por baixo da camisa cinza da "correligionária").

Enquanto isso, aqui no "Reino de Hamlet-Lula" a Operação Hurricane da polícia federal se esforça pra não virar uma brisa de outono. Todos leram sobre o envolvimento do Ministro Paulo Medina, do STJ (Superior Tribunal da Justiça), para autorizar o funcionamento dos bingos e a possível lavagem de dinheiro com a compra das máquinas de "caça-níqueis".

Essa prática brasileira, de envolvimento do alto-poder judiciário, tem respaldo em nossa história. O falecido Castor de Andrade, no final da década de 50, conseguiu com o Ministro da Justiça Armando Falcão a naturalização de um grande mafioso e traficante internacional, o Antonino Salomone. Na época ele era condenado com mandado de prisão na Itália e nos Estados Unidos. O Castor de Andrade ainda lhe deu um emprego de fachada em sua tecelagem.

De lá pra cá as relações ítalo-brasileiras se estreitaram. A conexão Colômbia-Brasil-Itália se fortaleceu. A máfia continua "queimando" os arquivos vivos (matando os seus traidores), burlando as leis e agora bebendo vodca. Quem será a próxima vítima internacional?
Será que o Ministério Público brasileiro juntamente com a Polícia Federal conseguirão encerrar o caso, sem terminar em "pizza"?

(foto 1: AP
foto 2 e 3 : OGGI)

DELARA DECLARA


...através de pinturas a sua inocência num assassinato que não cometeu. Natural do Irã, naturalmente será enforcada pelo crime que assumiu. Assumiu? Diz que seu namorado, o real assassino, a convenceu de assumir a culpa para livrá-lo da pena de morte, pois acreditavam que ela não poderia ser condenada a este tipo de pena. Santa ingenuidade!
O Irã, depois da China, é o país que mais executa jovens que cometeram crimes antes de 18 anos. Pela lei internacional de direitos da criança não pode haver pena de morte para menores de 18 anos. Uma menina é considerada adulta aos 9 anos e o menino aos 15. O Irã "não é brinquedo não".

Há uma campanha na internet chamada "Stop Child Executions" (Pare com Execuções de Crianças) onde você pode assinar uma petição e ver os quadros de Delara no site flickr.

2.5.07

LUA DE WESAK


Hoje, dia 02/05, é dia de lua cheia! Dia que dá uma vontade involuntária de sair de casa sem saber pra quÊ. Sem saber o porquÊ, é resultado de não olhar pro céu, de não perceber a lua que está e o que se passa durante aquela semana. As mulheres sentem mais essa ligação com a lua, só lamento rapazes, peçam pra vir mulher da próxima vez, ou não, já tem muita mulher no mundo. Também não são todas as mulheres que sentem as fases da lua, ainda mais hoje, na busca incessante pra parar a menstruação mensal. Isto é algo que me assusta bastante. Negar a parte mais intuitiva e forte da mulher. A essência do feminino contém a semente do amor.
E nesta lua de hoje, da Iluminação de Buda, que entramos em contato com a semente do amor e da iluminação. Em nenhum outro momento do ano podemos estar tão próximos dos Mestres, dos Iluminados, dos Guias, dos Anjos e Arcanjos! Elevemos nossos pensamentos em prol da Humanidade. Algumas pessoas podem achar que é bobagem, uma prova que cada pessoa está num degrau de sua elevolução.

Por que meditar na lua cheia?

Porque há ciclos no fluxo e refluxo das energias espirituais, com os quais os grupos, tanto quanto os indivíduos, podem conscientemente cooperar. Um dos principais ciclos de energia coincide com as fases da Lua, alcançando seu pico, sua maré alta, durante a Lua Cheia. .....Em tais ocasiões, estando a Lua "fora do caminho" e o contato entre o Centro Solar e o Planeta Terra alcançando seu ponto máximo, o homem pode fazer uma aproximação bem definida a Deus, o criador, o Centro da Vida e da Inteligência.



29.4.07

TERRA PROMETIDA


A fascinação do Homem pelo universo é algo que já está no DNA. Uns com mais outros com menos. Há milênios o Homem observa os astros, estuda, calcula e teoriza as relações dos planetas com a Terra e consigo mesmo resultando nas astrologias. Digo astrologias, pois a encontramos em diversas culturas. Tem a Ayurvédica(Hindu), a Maia(aqui vocÊ pode calcular o seu), a Chinesa, a Egípsia e a Babilônica que é a astrologia mais difundida hoje no Ocidente. Cada uma delas tem suas nuances, mas todas fazem a elo de ligação entre o Homem e o Todo, o Universo.
A partir daí o Homem criou os mitos, lendas pois sem eles seria impossível viver. Se não existissem, alguém os criaria, não dá pra pensar no homem desconectado do universo, é ser muito cartesiano. Por falar em Descartes, o nobre francês físico, contemporâneo de Galileu, que a tudo quis racionalizar, deixou um grande legado para os séculos posteriores. Tão grande foi sua influência que hoje vivemos um mundo da matéria, nos esquecendo da metafísica e dos astros em nossa vida. No século XX tivemos o 'boom' da física e da astronomia, levando o homem à lua, ao espaço.
O Homem continua com a fascinação pelo imenso universo mandando satélites exploradores com potentes computadores e câmeras pra registrar. "Não fotografou? Perdeu a chance de comprovar!" 'Heis' que os franceses como os mineiros, trabalham calados, sairam na frente dos avançados norte-americanos e mandaram:"descobrimos um planeta gêmeo da Terra!" Eureca!

Há água, atmosfera, uma estrela como o sol por perto, várias características viáveis para o começo da vida. Porém, está a 20,5 anos-luz de nós, impossível pensar numa viagem espacial transportando os seres humanos para lá. Isto, segundo e seguindo os conceitos cartesianos. Dá pra pensar numa viagem de trasmutação. Não somos energia? Por que não quando terminarmos nossa passagem por aqui, fazermos uma viagem para este novo planeta? Quem se aventura? Para tal devemos deixar a racionalidade um pouco de lado e mergulhar no oculto, na física qüântica. Como dizia um antigo preto-velho:"saravá e sarafoi"

(imagem: www.jpl.nasa.gov/multimedia/2005images/index-11-28-05.swf , vale a pena conferir)

23.4.07

ADMIRATUS



O mundo é realmente uma grande caixa de surpresas! Vocês sabiam que existem pinguins na África do Sul? Isso mesmo na África. Se não fosse uma amiga viajar pra lá e registrar essas imagens eu ficaria desconfiada. Coisas das correntes marítimas. Os pinguins saem do gelo pra curtir um solzinho, pegar uma praiazinha. E atenção: eles dão uma de gato e se escondem em baixo dos carros! Uma vez meu gato ficou fora de casa e foi esconder-se dentro do motor do carro do vizinho. A sorte foi o vizinho abrir o capô para limpar o carro, imaginem se ele tivesse saído atrasado pro trabalho...




(fotos Isabella Mulholland)

20.4.07

AQUECIMENTO GLOBAL É TEMA DE DISCÓRDIA NA ONU


A foto da chinesa em Pequim, neste ano de 2007, foi tirada durante a tempestade de areia que está assolando a capital com mais freqüência nos últimos anos. A areia vem de áreas que foram desmatadas e tornaram-se desertos. O governo está com um programa de reflorestamento, mas levará alguns anos até o ecossistema melhorar. Não sei como se pode reflorestar um deserto? Talvez algum amigo chinês possa nos esclarecer ...
Para os chineses o meio ambiente não é questão de segurança, para ser tratada na ONU. Será que não? A segurança da população em Pequim está ameaçada com essas tempestades. As doenças podem vir, surgir e espalhar. Para os olhinhos esticados a segurança é outra coisa.
Texto abaixo foi extraído de um canal de notícias:

Grã-Bretanha e China se enfrentaram no primeiro debate já ocorrido no Conselho de Segurança da ONU a respeito de mudanças climáticas. Pequim argumenta que essa instância não tem competência para tratar do aquecimento global. Para autoridades britânicas, o aquecimento pode causar guerras futuramente. Rússia, China, Qatar, Indonésia e África do Sul, entre outros, alertaram que o Conselho, cujo mandato é apenas para questões de paz e segurança, não é o local para tomar medidas concretas. A ONU mantém cerca de 400 dias de reunião por ano a respeito de temas como biodiversidade, mudança climática, desertificação e assunto relativos a mais de 30 agências e programas envolvidos em projetos ambientais.

19.4.07

MAIS BIZARRICE


"Argelina dá à luz a sete bebês!" Essa notícia me impressionou, com a multiplicação que há nas fertilizações ou inseminações artificiais. Arriscado. O 'tiro' pode não sair pela culatra mas pode atingir ao alvo sete vezes. Estão todos bem, a mãe e os bebês, diz a reportagem. E o pai??? Deve estar no mínimo desesperado, arrancando barba, tonto feito barata após sbp. Engraçado que o Ministério da Saúde está todo feliz com o sucesso desse evento (!?), pois mostra a competência dos médicos argelinos. No mínimo o governo deverá ajudar financeiramente o sustento desses gêmeos. Ou não?
Como criar sete bebês juntos?! Todos falam que quando há dois gêmeos, e um chora o outro chora também; quando um acorda o outro acorda também. Ui, boa sorte papai e mamãe argelinos!
Lembrei-me de um desenho animado exibido no Anima Mundi, está no dvd volume 3, onde uma mulher dá à luz a 12 crianças numa favela do Rio de Janeiro, duas são comidas pelo cachorro, o pai decide vender cinco pra sustentar às outras cinco. Por aí vai, até que três deles formam uma banda de pagode e são um fenômeno musical. É hilário. Quem sabe os argelinos não criam uma banda árabe?

BIZARRO




Sabe aquelas cenas bizarras quando você visita a casa de alguém, geralmente com pouca intimidade, com um cãozinho agitado que gruda na sua perna e começa a roçar-se? O dono, normalmente nem aí para a tara de seu cão, desgarra-o de sua virgem perna e leva-o para fora da sala. Não satisfeito o cachorrinho volta todo safado, e começa a trepar com o sofá, com a almofada ou algo do gênero. Agora o dono fica um pouco sem graça, dá uma desculpa esfarrapada e deixa o seu bichinho saciar-se na mobília. "Quer mais um biscoitinho?"
Essas cenas estão com os dias contados, graças aos tempos contemporâneos, sempre atentos a descobrir novas necessidades para o homem-urbano-moderno. Criaram, senhoras e senhores, a "hotdoll", boneca inflável pra cachorro! Ótimo, o seu cãozinho pode deixar de lado a tara por pernas-virgens-de-visitantes! Na próxima visita, você já terá mais intimidade, pode levar de presente esse mimo pro amigo cão, ele vai amar!


(fotos de divulgação)

14.4.07

BEM QUE TENTARAM



Sempre ouvi dizer que Coca-cola deveria conter cocaína em sua composição, voz do povo. Segundo o laudo do Instituto Nacional Criminalista do Brasil, de 2005, a empresa utiliza a folha da coca como matéria-prima na fabricação do extrato vegetal a partir do qual é fabricado o refrigerante (ih, não é que é em parte verdade?). A agência perurana anti-drogas Devida relata que a Coca-Cola Company compra anualmente 115 toneladas de folha de coca do Peru e 105 toneladas da Bolívia. Oba!
A controvérsia está formada pois mesmo depois de fortes evidências a 'big coke' continua negando a utilização. A empresa rebate dizendo que seria impossível comprar e exportar tantas folhas de coca para a fabricação em 150 países. O custo econômico dessa operação não seria compatível com o baixo preço do produto nos mercados.(...sei não, parece que está fugindo do assunto a 'big coke') Essa réplica não considera quantos gramas ou microgramas a empresa usaria na composição de cada litro da estranha famosa bebida.
Por que não assume de uma vez a sua composição química, já que a folha da coca não é considerada nociva à saúde humana?
Dá-me a clareza de ser uma 'empresa às escorregas', escorregadia, e que ao mesmo tempo quer associar sua imagem ao que há de melhor e mais emocionante no mundo. Ela escorrega também nos danos que causa ao meio ambiente. Em Kerala, Índia, onde tem uma fábrica instalada contaminou a água local. Em outras regiões, como Rajasthan, também na Índia, prejudicou os agricultores que não conseguiram irrigar seus campos depois do funcionamento da fábrica por perto. Em tempo, para produzir 1 litro do viciante 'refri' precisa-se de 2,7 litros de água potável.
"Coca-cola é isso aí", "Emoção pra valer" , "Tudo de
vibe", e como Fernando Pessoa disse "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!".

Depois de 120 anos da criação do bizarro refrigerante, aproveitando a "onda" dos energéticos, a empresa Redux Beverage lançou esse tipo de bebida com o nome de Cocaine!! Direto não? No site diz que não contém substâncias extraídas da folha da coca, mas que os efeitos sentidos são semelhantes ao uso da cocaína. Você fica 'ligadaço' durante 5 a 6 horas. Diz também que foi aprovado pelo FDA, orgão governamental norte-americano que controla os alimentos e suplementos.
Xiii, hoje leio a notícia de que o FDA não liberou a bebida por considerá-la uma droga, retirando-a do mercado em Chicago.

Tudo é relativo, dependendo de como se usa, a quantidade que se usa, a qualidade, a consciência, porém eu bebo coca-cola quando estou passando mal e não há nenhum cházinho à mão.


13.4.07

MAIS NESTA SEXTA 13


Gostei dessa instalação da artista plástica chinesa, Yin Xiuzhen, "Aeroporto Internacional", na feira de arte em Frankfurt Main, Alemanha. Essa jovem de 43 anos, está dando o que falar na arte contemporânea chinesa. Teve sua passagem pela Bienal 2004 em São Paulo.



Nem só de gato-preto se vive numa sexta-feira 13. 'Los hermanos' militares, na Venezuela, cantam o hino do país durante um ato para comemorar o aniversário da volta ao poder do presidente Hugo Chávez. Os rapazes estão a cantar como se estivessem num programa de calouros, tipo "Ídolos" do SBT - Brasil. E que bonitinhos com as cores da bandeira, Chavez deve ter "amado"! Ai que loucura...




HOJE É DIA DE GATO NA CABEÇA




Hoje é um dia pra se ter cuidado, principalmente se o gato preto são os agentes da polícia federal (que se vestem de preto). A operação "hurricane" (furacão em inglês, gosto dos nomes que os federais dão às operações, são criativos, quem deve escolher os nomes? Ontem teve a Operação Aveloz - [O Aveloz é uma planta da região do agreste Pernambucano que, pela cultura popular, tem fins fitoterápicos, sendo utilizados na cura do câncer] prenderam uns cabras em Pernambuco que estavam fazendo bobagens, criaram uma “empresa do homicídio”, que atendia a uma variada demanda de empresários, agiotas, pessoas contrariadas e desafetos em geral. Os preços das “encomendas” variavam de 1.000 a 5.000 reais. A produção era de 200 homicídios anuais. Belo negócio!) desarticulou uma organização criminosa que atuava na exploração do jogo ilegal e cometia crimes contra a administração pública. Prenderam chefes de grupos (novamente os chefões das escolas de samba) ligados aos jogos ilegais (hoje em dia são os caça-níqueis, bingos. Dúvida: os bingos não são legais?) , empresários, advogados, policiais civis e federais, magistrados e um membro do Ministério Público Federal!! Bonito, heim? Teve o desembargador federal, senhor da foto acima, José Eduardo Carreira Alvim, que também se veste de preto mas não joga no time dos gatos-PF-preto.

Esse negócio é mais rentável do que o dos pernambucanos. Pra começar a conversa eram R$ 50.000,00 mensais distribuídos somente pela polícia. Quanto esse desembargador não levara? Velha máxima que se aplica aos caça-níqueis: "de grão em grão a galinha enche o papo".

Momento de reflexão: os desfiles das escolas de samba são ou não lavagem de dindin? Curiosamente a Beija-Flor ganhou os últimos títulos e o seu presidente Aniz Abrahão David também foi pego pelo Hurricane!

O nome desta operação seria Furacão, em português mesmo, porém quando descobriram que havia peixe grande no negócio resolveram mudar pro inglês!? Será que eles dão voz de prisão em inglês para os graúdos graduados?

11.4.07

A MALDIÇÃO DA FLOR DOURADA



Primeiramente preciso fazer um 'mea-culpa' por ter demorado a voltar por aqui. Talvez seja assim o começo deste blog !? Confesso que estou tendo um problema, e não é de conexão, é de cognição, minhas idéias não conseguem vir pro blog. Lembro com exatidão (...hoje ouvi no rádio que o ser humano lembra-se mais precisamente dos maus momentos do que dos bons. Quando se lembra dos bons costuma aumentar os fatos, a fantasiar, por causa da sensação. Êxtases. Vocês são assim? Espero que não tenha nada de errado em alguém que se lembre dos momentos diferentemente da maioria. A locutora terminou dizendo que lembrar dos bons momentos nos traz felicidade, com ou sem fantasias. E isso é o importante. 'Nó' ja´dá mais um post.) que já demorei 6 dias pra voltar a postar, agora me superei, 12 dias! 'Mea culpa'.

Maldiçãaaaaaaao, maldiçãooooooooooo, deve rugir um eco dentro de Romário hoje. Ui, dá arrepios em pensar que ele pode parar no número 999, que sabemos ser o 666 invertido!!! A maldição existe desde que o mundo é mundo da magia. Para os céticos é pura bobagem, não passa de histórias. Bem, muitas dessas histórias começam com Nóe , o da arca no dilúvio na Pérsia, que amaldiçoa parte de seus descendentes, passam pelo antigo Egito, com a maldição das múmias, encontrei pela net que existe hoje a maldição das múmias espaciais (imaginem), a maldição de Édipo, no teatro grego, a maldição africana, com suas crenças mágicas e não podia ficar de fora a China, com a maldição da flor dourada. Esse é um filme sobre uma história acontecida na Dinastia Tang, no século X dc. Relações ilícitas entre os imperadores, traição, vingança, shakespeare-mandarim total. E a obsessão da Imperatriz por crisântemos dourados. A conferir somente em junho, aqui no Brasil.
Está aí, o Romário pra quebrar a maldição do milésimo deve conseguir os crisântemos dourados da imperatriz!
'Pêsames vaxcaínos'.


(foto 1- Marcos De Paula/AE)
(foto2- Bai Xiaoyan)

30.3.07

Só dá doido no planeta


O senhor rabino Sobel me intrigou: o que leva um rabino a roubar gravatas em uma loja de luxo em Miami? Depois de ser fichado na polícia negou o cometido à imprensa, como assim? Depois de passado uma semana do raro episódio, a sumidade judaica é internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido: "a transtorno de humor, representado por descontrole emocional e alterações de comportamento." Pausa. Ele faz " uso imoderado de hipnóticos diazepínicos, causadores potenciais de quadros de confusão mental e amnésia" por conta de uma insônia severa.
Bem, se ele já sofria de insônia antes, agora ele deve estar 24 horas no ar. Só internando mesmo. Uma amiga, que viu a entrevista deste rabino no Jô Soares, me disse que ele parecia ser 'maluquinho'.

A mesma amiga que além de detectar insanos, atrai como se tivesse um pára-ráio de malucos acoplado em seu celular. Volta e meia alguns deles sentam-se ao seu lado no ônibus e começam o papo ...

- Eles sempre fazem isso comigo... - disse a candidata ao pinel,
- Eles quem???? - pergunta assustada a artista plástica,
- Eles!!!! - arregala os 'óios', como se fosse um efeito especial,
- Sempre colocam pessoas de cabelo liso perto de mim ...

A senhora aparentava entre 55 a 60 anos, tinha um cabelo ressecado de tinta loira,(o rabino parece usar a mesma tinta), tanto quanto armado, triste mesmo ter um cabelo daqueles.... a observava pensando, deve ter um pára-raio de maluco comigo!!!!
A candidata continuou a
dizer:

- ... outro dia uma moça entrou no ônibus, passou por mim e bateu a bolsa na

minha cara, ah! Esse dia fiquei muito brava fui lá trás onde ela estava sentada e taquei a bolsa nela. É porque eles se comunicam, por celular sei como é ...olha essa menina ali na frente...- (ih, agora variou de vez)

Tinha uma garota de cabelos longos e lisos sentada, virada pra trás
conversando com uma amiga...

- Essa menina, não pára de olhar pra mim olha só...
- Eu olhei...
- Viu como eles me ameaçammmm...- foi longo o som da loucura.

Eu é que me senti ameaçada, pois a vontade era sair dali, mas ela poderia dizer que eu era um deles e fazer um escândalo ali mesmo. Tudo o que eu não merecia depois de cinco tempos de aula , num dia de calor, dentro de uma oficina de arte, para crianças. Só rindo.
Tentando acalmar a senhora ou dar uma gotinha homeopática de esperança a ela, disse que ela deveria procurar ajuda.

- A senhora deve procurar ajuda...

- De quem?Eles são os poderosos, ninguém pode com eles.
- Ajuda espiritual. - completei.
- Ah! Já tentei mais não deu certo, não. Isso tudo começou em 92 quando eu trabalhei num projeto super legal nas comunidades aqui do Rio, copiavam meus relatórios, porque meu trabalho era muito bom. Pra me prejudicarem por inveja e ciúmes disseram que eu mandava nos morros do Rio de Janeiro. Em todos. Desde então minha vida virou um inferno. Sabe, jogam moedinha no meu teto o tempo todo, não me deixam dormir. Ontem mesmo entrei no metrô, e entra um deles atrás de mim, falando no celular, porque eles se comunicam né??? Ele era meio viadinho, sabe, e usava uma camiseta do câncer de mama, sabe aquela
camiseta?
- Sei!

- Pois é aquilo é uma forma deles dizerem que nós mulheres somos o câncer

da sociedade....que campanha pra câncer de mama que nada. Aí, me virei pra esse rapaz e perguntei qual o significado desse símbolo? - Campanha do câncer de mama. - respondeu prontamente. Engraçado, né?! Tanta preocupação com o câncer de mama, porque não se preocupam com o câncer de próstata??? O mal do mundo são esses homessexuais.



Como assim ??? E essa conversa não pára por aqui ...




28.3.07

. . . . . . . . . . . . . . . . . . .Sinistrum . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



Essa palavra, vinda do latim, em curso no vernáculo desde 1645 com a grafia senestro, foi engolida pela gíria carioca fazendo-se hoje de uma das palavras mais usadas pra classificar um cotidiano na cidade de São Sebastião.
A mulher, que eu ficara sabendo ontem, que levara uma bala perdida dentro do hospital morreu hoje. José Simão, ótimo jornalista, radialista, (desculpem-me se estou enganada com sua profissão ou se há mais qualificações) paulista, faz piada-drama real ao dizer que: "no Rio tem-se a chance de morrer duas vezes, pois um defunto levou uma bala perdida em seu próprio velório". Sinistro.

Que bom que há o Lado B da história, e ao mesmo tempo recebo um email de um amigo transcrevendo as palavras de Ruy Castro, em plena passagem para um novo outono.

Protestos fúnebres
RIO DE JANEIRO - No último sábado do verão, a praia de
Copacabana amanheceu com 700 cruzes pretas fincadas na areia no trecho defronte ao Copacabana Palace. Era um protesto contra a morte de igual número de pessoas pela violência no Rio nos primeiros meses do ano, segundo dados de uma ONG (organização não-governamental) responsável pelo evento. Naquela manhã, ao abrir as janelas e deparar com as cruzes, que não estavam ali na véspera, os gringos hospedados no Copa devem ter se encantado com a criatividade brasileira. Que idéia para um comercial de TV -fazer da praia um cemitério! Os bandidos foram ver e também gostaram. Era um reconhecimento à sua capacidade de implantar o terror. Já o carioca, talvez pela morbidez da idéia, passou ao largo. O espetáculo só atraiu os ativistas. Em compensação, foi intensamente filmado e fotografado -nada mais plástico que o Rio, não?-, e as imagens correram o mundo, acompanhadas de pouco ou nenhum texto. Nesta segunda-feira, a mesma e funérea ONG promoveu na Cinelândia, no centro da cidade, uma passeata de "luto pelo Rio". O povo foi convocado a usar camisas pretas e portar velas acesas, como num enterro. Apesar do horário -sete da noite, com muita gente nas ruas- e da tradição da Cinelândia como palco de protestos, mais uma vez apenas os ativistas prestigiaram. Pelo visto, o carioca, já campeão mundial de minuto de silêncio, quer salvar o Rio, não enterrá-lo. Performances inspiradas em Zé do Caixão ou no "halloween" são só uma dramaturgia pobre para a indústria do medo -esta, sim, séria- que se tenta impor. Uma indústria ideal para os síndicos que mandam gradear os edifícios, para os blindadores de carros e fabricantes de insulfilme e para ONGs que se candidatam a consciência da população."

(foto Antonio Lacerda/EFE)